Cultura, Lazer

PARADA LGBT Custo ou Investimento?

Um amigo no facebook fez uma publicação sobre a PARADA LGBT que eu achei no minimo interessante, lá ele dizia:

Essa semana começa as criticas clichês e equivocadas sobre a Parada:
“Parece carnaval fora de época”; “e as criancinhas na Africa?”; “e a saúde?”; ” .. a corrupção?”; “querem respeito mas fazem sexo na rua”; “não tenho orgulho de ser gay”; “Sdds Clodovil”

 

e por ai vai…

O que me levou a lembrar que de fato esse tipo de comentário é muito comum, não apenas devido ao preconceito que ainda existe no nosso país, mas também pela desinformação e desinteresse em saber mais sobre o assunto, isso não apenas no mundo paralelo ao LGBT+, os próprios LGBT+ se auto-discriminam em alguns aspectos, influenciados pela sociedade preconceituosa.

Nessa última terça feira estive na coletiva de imprensa da parada LGBT, onde foi apresentado os valores que a prefeitura de São Paulo injeta dentro do evento. Categoricamente, o prefeito João Doria comentou que o investimento da prefeitura na Parada LGBT é baixo comparado a outros investimentos, e ainda, o valor irá diminuir mais com o passar dos anos. Isso não é ruim, pois a busca por investimento do setor privado só está aumentando, e a tendência é aumentar ainda mais. Skol e Uber estão patrocinando a edição desse ano. Lembrando também que, menos investimento público não significa menos apoio da prefeitura, o que o prefeito garantiu que sempre terá.

A PARADA LGBT é luta sim!

É gritante o número de pessoas mortas por homofobia, e quando se gasta fazendo um evento que mostre para a população o quanto devemos nos unir e não discriminar pessoas que pensam diferente de você, estamos também economizando com investimentos na saúde e segurança que normalmente acabam sendo utilizados para coibir crimes homofóbicos de agressões e até morte.

Quando você faz um evento que mostra que é errado bater em pessoas trans, você está educando as famílias e amigos dessas pessoas a não abandoná-las. Está evitando que essas pessoas sejam marginalizadas e colocadas para fora de suas casas, que um dia chamaram de lar. Vivendo em condições DESUMANAS.

Quando se faz um evento desse porte você educa os coleguinhas da sala de aula a não discriminar os colegas, e diminuindo assim, a evasão escolar, ajudando na educação do país, que não vai precisar investir em projetos para tentar acabar toda essa homofobia ainda intrínseca em algumas pessoas.

Assim, de certa forma, quando a prefeitura investe na PARADA LGBT, ela investe em educação, saúde, cultura e segurança, e não só para os LGBTs, mas para toda a população. Afinal, uma cidade com respeito e segurança a todos, pode destinar seus recursos para novos investimentos que geram lucro para a própria cidade, seja no turismo, atraindo visitantes, ou em desenvolvimento urbano.

Os investimentos na PARADA LGBT possuem retorno imensuráveis. Não deixe que esse tipo de pensamento se propagar. Quando ver algum comentário desse tipo, comente com argumentos convincentes e chame a pessoa para um diálogo saudável e mostre a ela que, mesmo ela não estando imerso no mundo LGBT, ela só tem a ganhar com a união. Afinal, somos todos pessoas que merecemos respeito e só queremos nosso lugar ao sol.

 

 

Posts Relacionados

Previous Post Next Post

You Might Also Like