Cultura, Filmes & Séries

Laerte-se, um documentário sobre humanidade

Um documentário original Netflix ( o primeiro brasileiro), com direção de Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum o filme propõe-se a abordar a vida de um dos maiores cartunistas/chargistas do Brasil, Laerte. Com milhares de tirinhas feitas, para diferentes jornais, revistas e sites, Laerte é famoso por suas charges ácidas e provocativas sobre situações da atualidade.

 

O documentário é bem intimista, flerta constantemente com o telespectador, mostrando que ele está ali para mostrar as sutilezas dos detalhes e do dia-a-dia do protagonista.

Laerte resolveu se assumir transexual aos 57 anos, já no auge da fama. O documentário mostra como o cartunista lida com essa nova vida, as dificuldades que enfrenta não apenas no meio público, mas com os amigos, a família, com os pais, filhos e netos!

Além disso, mostra também as barreiras que os próprios transgêneros criam, ao acreditar que uma pessoa como o Laerte, que ainda (e não sabe se vai) não modificou o corpo para o gênero feminino, criando um casta de inferioridade num gênero que já sofre inúmeros preconceitos externos.

A Eliane Brum além de dirigir também participa entrevistando o protagonista, o que cria um laço maior de intimidade e delicadeza para o documentário. Ele trata de assuntos importantes a ser debatidos, porém sem ser feroz ou agressivo, mas não deixa de ser tão importante quanto.

É definitivamente um tapa com luva de pelica na cara da sociedade machista e heteronormativa.

 

 

Posts Relacionados

Previous Post Next Post

You Might Also Like